Dando continuidade no resgate dos
grandes artistas visuais que nos agraciaram com grandes projetos gráficos para
capas de grandes nomes do rock, desta vez vamos falar sobre o canadense Hugh
Syme.
Se o trabalho de Storm Thorgerson
(de quem falamos anteriormente) acompanhou quase toda a discografia do Pink
Floyd, no caso de Hugh Syme podemos dizer que a sua carreira se confunde com a
do Rush. Syme foi responsável por todas as capas de discos do trio canadense
desde “Caress Of Steel”, de 1975. A proximidade e a intimidade com eles é tão
grande que ele chegou a participar como tecladista em algumas faixas do grupo:
é dele a famosa introdução feita nos sintetizadores na clássica “2112”, assim
como o piano de “Different Strings” (do álbum “Permanent Waves”) e alguns
teclados em “Witch Hunt” (de “Moving Pictures”).
Aliás, seu trabalho com o Rush
também lhe rendeu diversas indicações e algumas vitórias do prêmios Juno
(prêmio mais famoso da música no Canadá): Syme ganhou o prêmio pelas capas de
“Moving Pictures”, “Power Windows”, “Presto” e “Roll The Bones”, além de levar
também pelo álbum “Levity” do cantor Ian Thomas. Ainda sobre sua parceria com o
Rush, Syme revelou em uma entrevista em 1983 que jamais imaginaria que a banda
utilizaria seu logotipo do homem estelar (“Starman Logo”) de “2112”, algo que o
deixou surpreso.
Outros trabalhos notáveis do
artista são as capas feitas para o Whitesnake (“Whitesnake” e “Slip Of The
Tongue”), Megadeth (“Countdown to Extinction”, “Youthanasia” e “Cryptic
Writings”), Dream Theater (“Octavarium”, “Systematic Chaos” e “Dream Theater”)
Bon Jovi (“New Jersey”), Fates Warning (“Perfect Symmetry”, “Parallels” e
“Inside Out”), Slaughter (“Stick It To Ya”), Warrant (“Cherry Pie”), Kiss
(“Revenge”), Aerosmith (“Get a Grip”), Def Leppard (“Retro Active”),
Queensrÿche (“Promised Land” e “Hear In The New Frontier”), Iron Maiden (“The X
Factor”), Alice Cooper (“A Fistful of Alice”) e Flying Colors (“Second
Nature”), além de muitos outros...
Seguem algumas das capas extraordinárias criadas por ele:
Nenhum comentário:
Postar um comentário