Com mais uma edição do Rock In Rio batendo à porta, nada mais propício do que relembrar um pouco da história do maior festival de música do Brasil. E esta história é narrada de maneira bastante dinâmica e atraente pelo grande Luiz Felipe Carneiro, jornalista que hoje é mais conhecido pelo seu ótimo canal “Alta Fidelidade”, no YouTube.
O escritor pesquisou mais de 2.000 textos sobre as três primeiras edições do Rock In Rio e fez um apanhado geral de toda a idealização, preparação e execução dos festivais de 1985, 1991 e 2000. Todas as dificuldades em se contratar artistas de primeiro escalão para um país que além de se encontrar ainda em plena ditadura militar tinha fama de dar calotes (como aconteceu com The Police e Van Halen no Rio de Janeiro pouco tempo antes), intrigas políticas que quase impediram a realização da primeira edição, a transformação do Estádio do Maracanã, o sequestro de Roberto Medina... mas claro, muita coisa sobre música e os artistas também...
Através de textos deliciosamente envolventes e muitas fotos, o leitor acaba mergulhando de cabeça e vivendo (ou relembrando, para quem teve o prazer de assistir ao vivo ou pela TV) cada uma das apresentações de todos os shows realizados. Não há como não se deleitar com as curiosidades de bastidores, histórias que acabaram virando verdadeiras lendas (o camarim destruído por Freddie Mercury, a preparação física do Scorpions, a limusine exigida por Prince para ficar a sua disposição, a macarronada que Axl Rose fez questão de dividir com a equipe de trabalhadores do festival), ou viajar com frases, acontecimentos e músicas de todos os grandes nomes que passaram pelo palco naquelas edições que entraram para a história da cultura popular do Brasil.
Faça um favor a você mesmo: adquira o livro, não perca mais tempo e comece a ler, colocando pra rolar no seu som as músicas que fizeram a cabeça de milhões de pessoas que passaram pela Cidade do Rock (e pelo Maracanã) naqueles anos, e que com certeza continuam fazendo a cabeça de muita gente... É uma viagem extremamente prazerosa e sem volta... e que venha o Rock In Rio 2019!
Nenhum comentário:
Postar um comentário