Você talvez nunca tenha ouvido falar de Gordon Sumner... Mas com certeza já ouviu falar de Sting... Sim, este é o nome verdadeiro do músico e compositor mundialmente famoso, dono de hits que já circularam por todos os continentes do globo exaustivamente. E você sabe de onde veio este apelido? Sabia que ele foi professor antes de se firmar como músico profissional? E que sua formação musical não é exatamente nem muito menos exclusivamente roqueira?
Estas e muitas outras coisas você irá descobrir lendo sua autobiografia. "Sting - Fora do Tom" começa com no Rio de Janeiro, com o músico relatando uma viagem no tempo através de seu subconsciente durante sua experiência com ayahuasca (aqui mais conhecida como "Chá de Santo Daime"). A partir dali começam seus relatos sobre sua vida, desde a sua infância, e acompanhamos de maneira envolvente toda a sua história até a formação do The Police.
Muitas histórias interessantes e que fogem aos clichês habituais das autobiografias, muito pelo fato de o próprio Sting ser uma pessoa muito culta, leitor ávido de grandes livros, o que explica sua boa desenvoltura como escritor. Seus relatos nos ambientam aos fatos ocorridos com muita propriedade, e o livro jamais fica entediante.
Sting com o Last Exit |
Não deixa de ser curioso também como o músico se esforçou com o Last Exit, banda de Jazz e Fusion, com quem excursionou exaustivamente, inclusive tocando em um navio durante uma viagem nada agradável pelo Atlântico e servindo de banda de apoio para montagens musicais no teatro. E seus relatos sobre como conheceu Stewart Copeland e como estes músicos de alto gabarito decidiram se enveredar pelo universo simplista do punk ao criarem o The Police também são interessantíssimos. Sem falar nas histórias de infância, adolescência, e etc.
Outro momento "tragicômico" relatado é contado por ele sobre a apresentação do trio no famoso programa de TV britânico "The Old Grey Whistle Test" e o motivo pelo qual Sting precisou aparecer com imensos e caricatos óculos escuros. Não falta também relatar sobre como seu primeiro casamento com a atrriz Frances Tomelty ruiu quando ele se apaixonou por Trudie Styler, amiga de sua esposa e vizinha do casal.
Recomendado não apenas para os fãs do músico. Não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário